Técnicos da Conab vão fiscalizar estoque público em Mato Grosso

Redação 24 Horas News | 03/06/2019 17:58:16

A quinta etapa de fiscalização dos estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), armazenados por empresas contratadas, além das Unidades Armazenadoras próprias, começou nesta segunda-feira, 3. Técnicos da companhia visitarão por volta de 48 armazéns localizados nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, informa a Conab.

Nesta ação serão inspecionadas, aproximadamente, 623 mil toneladas de produtos como café e milho, além de sacarias e diversos produtos industrializados, beneficiados ou manufaturados. Segundo a estatal, o objetivo é apurar as condições de qualidade e quantidade dos estoques e avaliar a situação técnico-operacional das unidades armazenadoras depositárias.

 

No exercício corrente foram encontradas, em mais de 1,4 milhão de toneladas de produtos inspecionados, em números acumulados, perdas em armazenagem de 1.300 toneladas, aproximadamente.

A ocorrência é repassada para os setores de armazenagem e logística da Conab e, no caso de armazém de terceiros, também à área financeira, pois há cobrança administrativa.

Caso seja detectado algum desvio, após as diligências necessárias, além dos reflexos administrativos, o fato é levado ao conhecimento da Polícia Federal, Ministério Público da União, Receita Federal e Secretaria de Fazenda do Estado, explica a Conab.