Videomonitoramento vai auxiliar segurança pública no bairro Santa Cruz

| 18/08/2017 16:25:07

Lenine Martins/Sesp-MT

O bairro Santa Cruz II, em Cuiabá, vai aderir ao sistema de videomonitoramento interligado com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A ação faz parte de uma parceria com a Associação de Moradores com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Por meio de um termo de cooperação técnica, as imagens serão recepcionadas pela central de videomonitoramento da secretaria.

Para adesão ao sistema, o secretário de segurança Pública, Rogers Jarbas, explicou que uma equipe da Adjunta de Integração Operacional, irá fazer um estudo de situação para apontar em quais locais e quantas câmeras serão necessárias.

“A reunião foi de extrema importância porque nos possibilitou apresentar as tecnologias que estamos utilizando no sistema de segurança pública de Mato Grosso. Depois do estudo, já poderemos firmar um termo de cooperação técnica para recepcionar as câmeras de videomonitoramento que serão instaladas no bairro Santa Cruz e no entorno. A população da região vai ganhar em segurança pública e sensação de segurança”, argumentou.

Jarbas lembrou ainda que outros empreendimentos residenciais e comerciais já implantaram o videomonitoramento em vias públicas e o resultado foi muito positivo. “As câmeras conseguem captar imagens e frustrar a ação criminosa praticadas às pessoas e bens patrimoniais”, falou.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) do Moinho, Eunice Monteiro, agradeceu receptividade do secretário em ouvir os anseios da comunidade.

“A importância deste encontro é primorosa. Sentimos a vontade do secretário em nos ajudar a resolver esta questão de segurança na nossa região. Saio muito satisfeita”, disse.

Dentre os bairros que compõem o Conseg Moinho estão os bairros Jardim Universitário, Parque Universitário, Jardim Imperial I e II, Santa Cruz I e II, Morada do Nobres, Cachoeira das Garças

Acompanhando a Associação de Moradores, o vereador por Cuiabá, Lilo Pinheiro, ressaltou que o sistema de videomonitoramento é importante e vai coibir práticas criminosas no bairro.

“Como parlamentar vivenciamos o problema junto com a sociedade. Fomos procurados e prontamente atendidos pelo secretário. O videomonitaramento é importante para o bairro e terá todo o apoio da Prefeitura de Cuiabá”, ressaltou o parlamentar.

A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (18.08), na sede da Sesp e contou com demais lideranças da região.