TRANSPARÊNCIA

Mais de 400 alunos da rede municipal participam da Semana da Transparência, que começa nesta 5ª

Jornalista Jonas Jozino | 22/05/2019 15:48:02

Evento estimula de forma lúdica e criativa, crianças e jovens a atuarem como agentes sociais transformadores

Mais de 470 alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá participam, a partir desta quinta-feira (23), da 6ª Semana da Transparência. O evento é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município, e vai contar com a presença de nove escolas municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A programação acontece nos períodos matutino e vespertino e segue até o dia 30 de maio.

Em paralelo à ação com os alunos da rede municipal, na abertura, a Prefeitura preparou uma palestra, que será ministrada pelo procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Alisson Carvalho de Alencar, para 90 universitários. A conferência acontece no auditório do Palácio Alencastro, das 8h às 12h, e tem como tema “Compliance e Inteligência Artificial nas Contratações Públicas”.

O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site http://e-eventos.cuiaba.mt.gov.br/ e os participantes ganharão uma certificação online de quatro horas.

No evento voltado aos alunos, a assessora da Coordenadoria de Programa e Projetos da SME, Nadir Simplício Dias, explica que as ações vão ser realizadas também na Prefeitura de Cuiabá e os alunos irão desenvolver atividades educativas e culturais. “Eles vão conhecer o prédio da Prefeitura de Cuiabá e o gabinete do prefeito. Haverá palestras sobre como funciona o Poder Executivo, além da simulação de um dia de prefeito. As crianças vão fazer uma votação para eleger o prefeito, vice-prefeito e alguns alunos representarão os secretários”, explica Nadir.

Durante a abertura do evento, no dia 23, o CMEI Névio Lotufo e a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 8 de abril, irão realizar apresentações de danças cuiabanas. “Além da visita ao gabinete do prefeito, teremos palestras sobre saúde e bem-estar animal, atividades lúdicas, que visam fomentar na criança, práticas de cidadania”, explica o controlador-geral do Município, Marcus Brito.

No decorrer da semana, participarão do evento, os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Filogônio Corrêa, 8 de Abril, Antônio Ferreira Valentim, Henrique da Silva Prado, Orzina de Amorim Soares, Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Quintino Pereira de Freitas, Ten. Octacílio Sebastião da Cruz e Santa Cecília, além de outras instituições de ensino.

“A Semana da Transparência é mais uma ação visando a formação dos nossos alunos. Queremos contribuir para que desde cedo, as crianças tenham uma consciência cidadã e que entendam o que de fato é a transparência pública, ética e cidadania e como esses conceitos ajudam no desenvolvimento da nossa Capital”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, ao falar sobre a importância da participação dos alunos no evento.

Semana da Transparência

A Semana da Transparência foi instituída pela Lei Municipal nº 5.853/2014 e acontece sempre no mês de aniversário de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011. O objetivo é executar uma Gestão Pública participativa e voltada para os resultados, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Serviço:

6ª Semana da Transparência

Data: 23 a 30 de maio

Horário: 8h às 10h30 e das 14h às 16h30

Local: Prefeitura de Cuiabá, na Praça Alencastro, nº 158, Centro

 

Programação das Escolas:

Data: 23 de maio

Hora: 8h às 10h30

Abertura com o CMEI Névio Lotufo e EMEB 8 de Abril

 

Data: 24 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Filogônio Corrêa

Hora: 14h às 16h30

EMEB 8 de abril

 

Data: 27 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Antônio Ferreira Valentim

 

Data: 28 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Henrique da Silva Prado

Hora: 14h às 16h30

EMEB Orzina de Amorim Soares

 

Data: 29 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Prof.ª Francisca Martins

Hora: 14h às 16h30

EMEB Quintino Pereira de Freitas

 

Data: 30 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz

Hora: 14h às 16h30

EMEB Santa Cecília