PROPOSTA NO SENADO

Juíza Selma defende através de PEC a redução do número de senadores

Jornalista Jonas Jozino | 21/10/2019 06:01:14

Proposta quer reduzir de um terço o número total de senadores da República

 

A PEC 12/2019 que prevê redução de 1/3 do número total de congressistas tem recebido apoio de diversos parlamentares. A senadora Juíza Selma (Podemos –MT) defende a mudança e acredita que a medida reduzirá o custo do Estado para o contribuinte. “O Congresso Brasileiro é o segundo mais caro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O custo de cada parlamentar é exagerado, chegando a U$ 7,4 milhões. A proposta trará uma enorme economia aos cofres públicos, aumentará a transparência e reduzirá as possibilidades de corrupção”, assinala a parlamentar.

O grupo “Muda Senado, Muda Brasil”, movimento do qual a senadora faz parte, também está se mobilizando pela aprovação do projeto no Senado e na Câmara. Com a proposta, o Senado ficará com 54 Senadores (hoje são 81) e a Câmara com 342 Deputados (hoje são 513).

A diminuição de parlamentares é uma tendência mundial. No Chile, em junho deste ano, o presidente Sebastian Pinera afirmou que irá impulsionar uma reforma constitucional para reduzir o número de deputados e senadores no país, tendo sido muito aplaudido pelos próprios congressistas. Na Europa, a Câmara dos Deputados da Itália aprovou recentemente uma reforma constitucional que reduz o número de congressistas em mais de um terço.

Na próxima quarta-feira, 23, os integrantes do grupo Muda Senado, Muda Brasil, farão uma coletiva de imprensa no Senado Federal para divulgar as ações relativas à PEC 12/2019.