IDENTIFICAÇÃO

Homem é identificado no IML com técnica de comparação de fotos

Redação 24 Horas News | 07/04/2017 23:33:50

O laudo de necropsia apontou a causa da morte como asfixia por carbonização

Um homem encontrado carbonizado em uma residência no bairro Pedregal, em Cuiabá, na madrugada desta quinta-feira (06.04), foi identificado através da arcada dentária em exame de odontologia legal, no Instituto Médico Legal de Cuiabá.

Uma técnica rara de comparação foi empregada, com a sobreposição de imagens da fotografia do sorriso da pessoa em vida com a arcada dentária do cadáver.

De acordo com o perito odondolegista Antonio Celso Moreira, este é o segundo caso de êxito na identificação com o uso da técnica. A primeira foi utilizada na identificação do empresário Fernando Barbosa dos Reis, de 55 anos, que foi encontrado carbonizado no ano passado na região da Ponte de Ferro, em Cuiabá.

“A identificação através da odontologia legal é um dos métodos oficiais de identificação, e realizada quando as impressões digitais não foram preservadas, como em casos de corpos carbonizados. Geralmente, nestas condições, a arcada dentária é preservada, pois é capaz de suportar até 900º de temperatura”, afirmou o profissional.   

O perito solicitou à família o envio de outras fotos da vítima com resoluções melhores, para concluir categoricamente o laudo, porém a identificação foi confirmada por meio da análise de uma fotografia enviada pela filha da vítima em que evidenciava uma falha após o dente canino. “Esta técnica a identificação é imediata. Além do resultado positivo, outras evidências como os documentos da vítima encontrados no local, sendo o local a própria residência da vítima, e outras informações vieram corroborar o resultado” explicou.

O laudo de necropsia apontou a causa da morte como asfixia por carbonização.