PREVISÃO E FRIO

Frente fria chega com força neste fim de semana em Cuiabá

Redação 24 Horas News/ClimaTempo | 16/05/2018 16:49:52

Massa polar será responsável por derrubar temperatura para 15ºC em Cuiabá e região

O frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.
A madrugada do sábado (19) já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano em Cuiabá.

A massa de ar seco e quente que influencia o sul de Mato Grosso garantiu uma tarde de sol forte e calor em Cuiabá nesta terça-feira (15), que marcaram 35 graus no aeroporto Marechal Rondon. Nesta quarta-feira (16) a mudança já é sentida em Cuiabá e região com o temperatura amena.

Na capital mato-grossense, a previsão é que os termômetros marquem 15ºC na madrugada do próximo domingo (20). Já em Chapada dos Guimarães, a expectativa é que a mínima chegue a 12ºC. A formação da nova onda frontal acarretará no aumento das áreas de instabilidade. Portanto, chuvas não são descartadas.

Semana com calor em MT; final de semana deve esfriar, segundo previsão

O fim de semana deve começar com temporais no estado de Mato Grosso do Sul e a chuva também deve alcançar mais áreas de Mato Grosso, uma intensa massa polar vai trazer queda acentuada nas temperaturas especialmente no domingo (20) e no início da semana que vem. 

A capital Cuiabá registrou recorde de menor temperatura mínima de 2018 durante a passagem desta massa de ar polar do último final de semana.

Bloqueio atmosférico rompido

A efeito mais importante da frente fria do fim de semana do Dia das Mães foi começar a romper a bloqueio atmosférico da forte massa de ar quente e seco que predominou sobre o Brasil na segunda quinzena do mês de abril.

A primeira quinzena de maio foi marcada por tempo seco e calor no centro-sul do Brasil. A segunda quinzena do mês terá várias frentes frias que vão influenciar não apenas a Região Sul, mas também o Sudeste, o Centro-Oeste e até o Norte do Brasil. Estas frentes frias vão trazer chuva e mais ar polar para baixar a temperatura deste maio quente, até agora.

Os mapas mostram de forma esquemática como o ar polar deve avançar sobre o Brasil nos próximos dias, comparado com o que ocorreu no fim de semana de 12 e 13 de maio.

Frio intenso

A frente fria que vai atuar entre os dias 18 e 21 de maio de 2018 traz uma massa de ar polar forte e que vai avançar novamente pelo norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, como a massa de polar de 12 e 13 de maio. Mas o ar polar depois do dia 20 de maio será muito mais intenso.

O CPTEC aponta que, para o próximo sábado (19), a expectativa é que os termômetros de Cuiabá variem entre 22ºC e 27ºC. A probabilidade de chuva é de 80%. Já no domingo (20), a expectativa é que durante a madrugada a mínima chegue a 15ºC, com a máxima de apenas 27ºC. Na segunda-feira (21), os cuiabanos podem ter as primeiras horas do dia com os mesmos 15ºC de mínima.

Qualidade do ar piora em Cuiabá; frio na 2ª quinzena de maio

A expectativa é de que o ar polar se espalhe pelo interior do Brasil e chegue novamente, mas de forma suave, o vento frio de origem polar poderá ser sentido até na divisa entre Mato Grosso, o Pará e o Tocantins, além do Espírito Santo e na divisa de Minas Gerais com a Bahia.

 


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News