PARABÉNS CUIABÁ

Cultura e cidadania marcam comemoração dos 298 anos de Cuiabá

Redação 24 Horas News | 07/04/2017 23:39:25

A comemoração começou após a abertura do Ganha Tempo com a apresentação dos grupos de cururu

A unidade do Programa Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá, realizou nessa sexta-feira (07.04) uma celebração pelos 298 anos da capital., que será comemorado neste sábado (8). A programação começou com a apresentação cultural de cururu e siriri e seguiu com atendimentos de cidadania durante todo o dia. A data é um feriado municipal, por esse motivo a unidade fecha excepcionalmente no sábado e retoma o atendimento normal na segunda-feira (10.04).

A comemoração começou após a abertura do Ganha Tempo com a apresentação dos grupos de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó, e siriri infantil Cuiabaninhos Franciscanos, da Escola Municipal Francisco Pedroso. O secretário adjunto de Cidadania e Assuntos Comunitários da Setas, Samir Katumata, acompanhou as apresentações e reforçou a importância de usar os espaços públicos para a disseminação da cultura.

“Já aposentei do trabalho, mas ainda não parei de tocar”, conta o presidente do grupo de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó, Marcelino de Jesus. Ele é o responsável por manter a entonação do grupo com a sua viola de cocho, que o acompanha há mais de 30 anos.

Quem passou pelo Ganha Tempo também aproveitou para resolver pendências ou receber de graça serviços de estética. Os servidores da superintendência de Cidadania da Setas atenderam pedidos de emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, carteira de pescador, 1ª e 2ª via do CPF, xerox e plastificação.

A dona de casa Maria Jaqueline da Conceição precisava fazer o documento de identidade (RG) da filha de seis anos para a matrícula no primeiro ano da escola. Porém, a família migrou a pouco tempo de São Paulo, onde os documentos foram perdidos em uma enchente. “Trouxe a cópia do documento que ainda tenho comigo para pedir uma 2ª via da Certidão dela. Não temos condições de pagar e aqui já pedi a certidão e o CPF dela. Quando os documentos chegarem, eu faço o RG”, conta .

Os serviços de corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelha e hena, barba e desenho em corte de cabelo foram realizados por professores e alunos da Escola Galvan de Cabeleireiros. A população ainda recebeu orientação financeira, a possibilidade da abertura de conta poupança e atividade recreativa para crianças, todos esses serviços prestados em parceira com a Cooperativa de Crédito (Sicred). Além disso, alguns CDs de músicas regionais, e uma poupança do Sicred, com o valor de R$ 200,00, foram sorteados.

Exposição

A exposição "Cuiabá Nosso Patrimônio", em homenagem ao aniversário da capital do Estado de Mato Grosso, continua no saguão do Ganha Tempo até o dia 17 de abril. A apresentação dos desenhos em grafite do arquiteto Moacyr Freitas registram a origem, os acontecimentos, os fatos ocorridos nos diversos ambientes paisagísticos e arquitetônicos que forma o patrimônio histórico da capital.