PARCERIA ESTABELECIDA

CIEE e Fundação São Vicente de Paulo firmam parceria inédita no estágio

Redação 24 Horas News | 21/03/2019 08:18:56

Parceria nasceu em MT e tem como objetivo inserir estudantes indígenas no mercado de trabalho

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE em parceria com a Fundação São Vicente de Paulo e com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá deu início ao programa de estágio direcionado exclusivamente para inserção de estudantes indígenas no mercado de trabalho.

A parceria inédita, que teve início nesse mês, já conta com 15 estudantes indígenas, oriundos de aldeias próximas às regiões de Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra. Os estudantes por sua vez já estão realizando atividades de estágio nos departamentos da Fundação São Vicente de Paulo, de acordo com a sua área do conhecimento. Os cursos de Administração, Assistência Social, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Engenharias Ambiental, Enfermagem, Medicina Veterinária e Nutrição são alguns dos contempladas até o momento.

Uma das estagiárias, Rosane Maria Rup Leite, 39 anos, é natural da aldeia Fazendinha, localizada na Terra Indígena Portal do Encantado e estudante do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ela relata que a parceria entre o CIEE e a FSVP será primordial para seu desenvolvimento prático profissional. "Estou tendo minha primeira oportunidade no mercado de trabalho. Aqui será o primeiro lugar onde poderei unir meus conhecimentos de agricultura familiar e plantio às técnicas de nutrição e processamento de alimentos em prol da saúde indígena", conta.

Para o coordenador da Fundação São Vicente de Paulo em Mato Grosso, Guilherme Oliveira Chaves, a parceria é fundamental, porque visa melhorar a qualidade de vida tanto dos estudantes quanto da população de suas aldeias. "Com essa parceria os estudantes indígenas passam a ter as mesmas oportunidades que aqueles não-indígenas porque serão capazes de aprimorar conhecimentos adquiridos em seus cursos de graduação e levarão para suas aldeias novas expertises", avalia o coordenador.

Para ter acesso ao programa de estágio indígena, o estudante precisa estar regularmente matriculado no Programa de Inclusão Indígena (Proind) "Guerreiros da Caneta", criado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) desde 2007. "Em breve o programa de estágio para os indígenas estará disponível para todo o Brasil tendo o apoio, a experiência e suporte do CIEE", afirma Chaves.

Foto-legenda 01: Estudantes indígenas são acolhidos em ação conjunta realizada pela Fundação São Vicente de Paulo, CIEE e Distrito Sanitário Especial Indígena na sede do CIEE, em Cuiabá

Foto-legenda 02: Rosane Maria Rup Leite, 39 anos, estudante indígena, natural da aldeia Fazendinha, localizada na Terra Indígena Portal do Encantado comemora a assinatura de seu termo de estágio com a Fundação São Vicente de Paulo via CIEE e Distrito Sanitário Especial Indígena na sede do CIEE, em Cuiabá

Créditos: Edson Silva

 

CIEE 55 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.