SUCESSO

Apoio da Prefeitura contribuiu para o sucesso da primeira edição da 'Expo Varejo'

Jornalista Jonas Jozino | 11/08/2018 15:27:37

Aproximadamente 5 mil empresários, de todo o Brasil, passaram pela feira de negócios

Realização de negócios, troca de conhecimento e uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico da Capital. Foi o que proporcionou a primeira edição da “Expo Varejo”, realizada entre os dias 07 e 10 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A feira contou com o apoio e participação da Prefeitura de Cuiabá e ofereceu para centenas de empresários dos ramos de supermercado, padaria e hoteleiro aquilo que há de mais inovador em produtos e equipamentos para os setores.

Durante os quatro dias, o evento contou com a visita de cerca de 5 mil pessoas, que vieram de todas as regiões do Brasil. Na feira, os participantes puderam efetuar negócios, trocar experiências e estreitar o relacionamento entre o empresário e cliente. No total, 63 expositores e 130 diferentes marcas estiveram envolvidas na programação. Além disso, aproximando os laços com segmentos internacionais e trazendo para Cuiabá a oportunidade de expansão de negócios, em nível mundial, a “Expo Varejo” também contou com a presença das câmaras do comércio da China e Canadá.

“Este, com toda certeza, foi um dos maiores eventos varejistas de Mato Grosso. Estamos extremamente orgulhosos de poder sediá-lo e queremos no próximo ano continuar apoiando e trabalhando para que a cada edição a ‘Expo Varejo’ cresça ainda mais. Agradeço a organização do evento por escolher Cuiabá como matriz desse evento de sucesso. Esse foi mais um importante passo que demos dentro do nosso planejamento de transformar a Cuiabá dos 300 anos em referência econômica”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A Prefeitura de Cuiabá também teve participação ativa na “Expo Varejo”. Com um stand da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico instalado no local, quem passou por lá pôde conhecer a fundo os programas que têm sido realizados pelo Município. Foram apresentados, por exemplo, as políticas públicas desenvolvidas para fomentar as áreas da indústria, da geração de emprego e qualificação, da tecnologia e ainda em favor do setor da agricultura familiar, abastecimento e agroindústria.

Para o secretário municipal de Inovação e Comunicação, Júnior Leite, que participou, na noite de sexta-feira (10), do encerramento da primeira edição, o papel da Prefeitura de Cuiabá é trabalhar para facilitar e fomentar a consolidação de eventos que possam movimentar a economia da cidade, por meio da geração de emprego e renda. Júnior destaca ainda que a feira industrial é mais uma opção que pode ser utilizada para incluir a Capital mato-grossense no roteiro, nacional e internacional, do turismo.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem sempre nos solicitado que apoiemos eventos de todas as naturezas. Sejam festivos, corporativos ou industriais e empresariais, como é o caso deste. Imagine quantas pessoas trabalharam nesse evento. Ou quantas que vieram de outras cidades e estados para acompanhar e acabaram movimentando todo comércio da cidade. Portanto, essa é uma alternativa que cria emprego, renda e uma infinidade de oportunidades para o cuiabano. Então, é de extrema importância que a Prefeitura esteja, de alguma forma, envolvida nesses eventos”, argumenta o secretário.

De acordo com o empresário Leandro Laux, responsável pela promoção, a “Expo Varejo”, Cuiabá está se consolidando como um caminho que deve suprir uma carência de eventos voltados para um campo que é tão forte e dinâmico quanto o agronegócio. Laux revela ainda que a segunda edição da feira deve ocorrer entre os dias 06 e 09 de agosto de 2019 e, atendendo uma sugestão da Prefeitura, se chamará “Expo Varejo — Edição 300 anos”.

“A Prefeitura, de uma forma assertiva, vem movimentando o setor privado da Capital. A partir dessa constatação, resolvemos buscar o apoio do Município, que foi fundamental para que pudéssemos alcançar o sucesso que obtivemos na feira”, pontua o empresário.

O evento

Além de standes de fornecedores, equipamentos e tecnologia, com as últimas tendências e novidades para o setor, o evento, que durou quatro dias, ofereceu oficinas e palestras com importantes nomes do cenário nacional. Considerada a maior feira de varejo de Mato Grosso, a Expo Varejo também oportunizou a reciclagem e aperfeiçoamento de conhecimentos em diversas áreas.