Aos 42 anos, ex-jogador com doença degenerativa se prepara para 'última noite'

Lance | 11/06/2019 16:05:13

O holandês Fernando Ricksen sofre de Esclerose Lateral Amiatrófica (ELA) e necessita de um programa de computador para emular sua voz

O ex-meia holandês Fernando Ricksen, de 42 anos, que teve passagens por Zenit, Rangers e seleção da Holanda, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e se prepara para sua 'última noite'. No Twitter, o ex-jogador, que está muito debilitado e, inclusive, não consegue mais falar por conta própria, convida pessoas para um evento onde será sua última aparição pública.

"Olá. Terei uma noite especial no dia 28 (de junho). Uma vez que as coisas estão ficando muito difíceis para mim, esta será minha última noite. Venha e faça desta uma noite inesquecível. Espero vê-los logo", diz o convite do ex-jogador.

Fernando Ricksen precisa de um programa de computador para emular sua voz, como o utilizado pelo cientista Stephen Hawking, que sofria da mesma doença e morreu em 2018. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) tem causa desconhecida e faz com que as células nervosas se quebrem, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. Medicação e terapia podem retardar a doença que não tem cura.

Ricksen defendeu o Rangers, da Escócia, e Zenit, da Rússia. O ex-jogador ainda teve uma passagem pela seleção holandesa entre 2000 e 2003. Seu principal titulo na carreira foi uma Europa League, com o Zenit, em 2008.