PROMESSA

Taques diz que irá reabrir museus em Mato Grosso

Redação 24 Horas |News | 16/05/2018 14:57:45

Gilberto Nasser já se reuniu com cada OSC proponente, para alguns ajustes necessários nos repasses e metas de execução, que garantirão o pleno funcionamentos dos três museus (Museu de Arte de Mato Grosso e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Museu de História Natural Casa Dom Aquino).

Em acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - Condes, o governador Pedro Taques garante a assinatura de todos os contratos dos museus sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura, para o mês junho de 2018. A partir da assinatura dos contratos, os proponentes responsáveis reabrirão os museus em no máximo 60 dias. Por recomendação do Condes, o secretário de cultura Gilberto Nasser já se reuniu com cada OSC proponente, para alguns ajustes necessários nos repasses e metas de execução, que garantirão o pleno funcionamentos dos três museus (Museu de Arte de Mato Grosso e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Museu de História Natural Casa Dom Aquino).

 O secretário Gilberto Nasser reforça a importância dos equipamentos culturais para a sociedade e reitera o compromisso assumido com o governador Pedro Taques, de valorizar a cultura de Mato Grosso por meio de toda a classe artística. "Estamos muito felizes em solucionar esse impasse. Desde o primeiro dia da minha gestão, o governador mostrou muita sensibilidade na resolução de tal impasse. E ainda, se faz muito importante reafirmar que os museus e seus acervos em nenhum momento estiveram abandonados", disse Nasser.

 

O secretário relatou, ainda, que "semanalmente, uma equipe especializada da SEC formada por arquitetos, engenheiros civil e eletricista, historiadores, além de um profissional conservador restaurador, seguindo padrões internacionais de acervos museológicos (Instituto Canadense de Conservação e o Icom e Icrom), garantem a integridade dos acervos de cada museu"


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News