FOTOS

Festival de Fotografia de Tiradentes promove evento em Cuiabá na próxima semana

Redação 24 Horas News | 05/01/2018 09:49:32

Festival de fotografia circula no centro-oeste para conhecer e divulgar a fotografia brasileira.

Levar ao público, através de exposições, palestras e mesas de discussão, nomes de indiscutível conhecimento teórico, técnico e artístico no âmbito da produção fotográfica. Este é o objetivo do Festival de Fotografia de Tiradentes, que traz a Cuiabá uma equipe do Festival nos dias 9 e 10 de janeiro. A circulação conta com o apoio da Associação Brasileira de Hotéis – Mato Grosso e o Hotel Intercity.

Na capital, o grupo composto pelo Idealizador e curador geral do Festival, Eugênio Sávio, os artistas João Castilho e Pedro David (curadores da exposição) e o fotógrafo documentarista e diretor de vídeo Bruno Magalhães, do coletivo Nitro Imagens (que documentará a viagem e auxiliará na curadoria), fará uma palestra aberta, gratuita, no dia 9 às 19h no Sebrae (Auditório 1: Endereço Av: Rubens de Mendonça 3.999- Cuiabá/MT

Entrada pela Av: do CPA), e no dia seguinte (10) terão encontros com fotógrafos locais no Instituto Boca de Arte. Durante os dois dias, serão realizadas a apresentação da história do Festival e das oportunidades de participação no evento pelas convocatórias públicas realizadas. Alem disso, os fotógrafos João Castilho, Bruno Magalhães e Pedro David farão uma apresentação de suas trajetórias artísticas. Os links para inscrições poderão ser solicitados através do número (65) 99235 4295 (Whatsapp) e Email: bocadearte8@gmail.com

 

O destaque da oitava edição do Festival, que acontecerá de 7 a 11 de Março de 2018, será uma mostra sobre a fotografia produzida na região Centro-Oeste. Alem de Cuiabá, a equipe do Festival visita outras cidades da região Centro-Oeste em janeiro de 2018 para apresentar o Festival e realizar encontros com autores locais em busca de trabalhos relevantes que viabilizem uma mostra significativa que será apresentada no evento.

 

SOBRE O FESTIVAL

Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho.

Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, além de ministrar palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio do Itaú e o apoio do Itaú Cultural, SESI Minas e UFMG.

 

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 558 fotógrafos em 64 exposições, além de lançar 91 livros de fotógrafos e realizar 97 palestras e 106 cursos e workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 563 autores inscritos para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias e livros recebidos de todos os lados do Brasil.


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News