10 características do empreendedor de sucesso

Dominar técnicas de gestão, de marketing, vendas, técnicas de comunicação e tantas outras é importante, mas é preciso lapidar as suas características de comportamento empreendedor para tornar-se um líder, um protagonista da sua história e resultados no mundo dos negócios.


Sim, é possível desenvolver características e comportamentos empreendedores de sucesso.Durante muito tempo acreditava-se que ou você nascia empreendedor ou não tinha como se tornar um empreendedor. Essa tese caiu por terra quando estudiosos do empreendedorismo e comportamento humano começaram a mapear comportamentos empreendedores e identificaram que era possível sim desenvolver uma atitude empreendedora.


Segundo ONU e SEBRAE um empreendedor de sucesso possui 10 características fundamentais que cito abaixo:


1) Busca de Oportunidade e Iniciativa. Ou seja, a sua capacidade de se antecipar aos fatos, criar ou aproveitar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços e propor soluções inovadoras.


2) Persistência para enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.


3) Correr riscos calculados. Ter disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.


4) Exigência de Qualidade e Eficiência. Decisão de fazer sempre o melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.


5) Comprometimento que significa fazer sacrifício pessoal ou esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os cliente satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.


6) Busca de informações. Envolve-sepessoalmente para obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.


7) Estabelecimento de Metas.Assume metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas de curto prazo mensuráveis.


8) Planejamento e monitoramento sistemático.Planeja dividindo tarefas de grande porte em mini tarefas com prazos definidos; revisa constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; mantém registros financeirose os utiliza para tomardecisões.


9) Persuasão e Rede de Contatos.Utiliza estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utiliza pessoaschave como agentes para atingir seus objetivos; atua para desenvolver e manter relações comerciais.


10) Independência e Autoconfiança.Busca autonomia em relação a normas e procedimentos; mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressa confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.


Para conseguir êxito em um mundo empresarial competitivo, essas características precisam ser trabalhadas e desenvolvidas pelo empreendedor para assim conseguir trilhar o caminho do sucesso.

Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com