Notícias » Cidades » Prefeito de Cáceres diz que festival de 2014 pode não acontecer
FESTIVAL DE PESCA
11/11/2013 - 07:39:16
Expressão Notícias
Prefeito de Cáceres diz que festival de 2014 pode não acontecer
Francis Cruz, prefeito de Cáceres admite que o festival pode sair do calendário
Prefeito de Cáceres diz que festival de 2014 pode não acontecer Prefeito de Cáceres admite que festival de pesca pode não acontecer em 2014

Um dos maiores eventos turísticos do Estado, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP) corre o risco de acabar. O prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) não descarta a possibilidade do cancelamento do festival, pelo segundo ano consecutivo. A 33ª edição do FIP estava marcada para junho, durante a Copa do Mundo. A falta de recursos financeiros, devido à baixa arrecadação do município, aliada a falta de apoio dos governos federal e estadual, é a principal razão elencada pelo prefeito para cancelamento do evento.
 
“Serão necessários R$ 2 milhões para realização do FIP e a prefeitura não dispõe desse recurso” diz acrescentando que “antes os governos estadual e federal ajudavam financeiramente. Hoje, devido as denúncias de irregularidades de ações dessa natureza, o Ministério do Turismo, suspendeu toda ajuda que antes era disponível” afirmou. A revelação foi feita na última quinta-feira, quando ele reuniu jornalistas para falar sobre 22 ônibus de transporte escolar, conseguidos pela prefeitura, junto ao governo do Estado, através da Seduc.
 
Apesar das dificuldades para viabilizar os recursos, o prefeito diz que não está medindo esforços para realizar o festival. “Estamos buscando ajuda junto a iniciativa privada. Estamos mantendo contatos com grandes empresas e instituições, como a Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ambev entre outras, visando conseguir patrocínios. Se houver um sinal verde dessas empresas e instituições, a prefeitura fará a parte dela”.
 
Francis não descarta a possibilidade de terceirizar algumas partes do festival, principalmente, a programação artística. “Os shows artísticos que geralmente são mais caros podem ser privatizados, caso o festival aconteça” disse afirmando que “a terceirização seria uma opção”. Em 2013 o festival seria realizado de 1 a 5 de maio, mas também foi suspenso pelo prefeito, devido ao caos financeiro, herdado da administração anterior. À época ele disse que, a prioridade seria o pagamento dos servidores que estavam em atraso.
 
Pelo menos, duas edições o festival deixou de ser realizado, em 33 anos de existência. A primeira ocorreu em 2009, no primeiro ano do segundo mandato do então prefeito Túlio Fontes. Na época, a prefeitura cancelou o evento porque havia o risco de uma epidemia de gripe suína. Em 2012, o prefeito Francis Maris (PMDB), justificou a não realização em função da falta de recursos.
 
O Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP) é conhecido mundialmente por reunir o maior número de competidores. Ele é dividido em três categorias; Infanto Juvenil, Embarcada Motoriza e de Canoa. O último festival realizado em 2011, mais de três mil pessoas competiram nos torneios e outras mil se envolveram em atividades esportivas e culturais que também fazem parte da programação do evento.

COMENTÁRIOS